Os LinkBuds da Sony apresentam um design único de anel aberto e permitem ao utilizador ‘aceder’ ao mundo exterior, sem comprometer a sua experiência de audição, seja a ouvir música, a fazer chamadas ou a jogar. A unidade de altifalante tem um diafragma de centro aberto para a transparência do áudio, permitindo que se oiça nitidamente os sons à volta e para que o utilizador perceba sempre que alguém chama por si.
A Sony anuncia que os LinkBuds pesam apenas quatro gramas e explica que o formato foi construído com base nos dados de utilização sobre a forma dos ouvidos que a empresa recolhe desde que lançou os primeiros auscultadores intra-aurais em 1982.
Além do design, os LinkBuds chegam carregados de tecnologia: Precise Voice Pickup para processamento avançado do sinal de voz; algoritmo de redução de ruído desenvolvido com aprendizagem automática com mais de 500 milhões de amostras de vozes; DSEE, de Digital Sound Enhancement Engine, que eleva a qualidade de reprodução; e, por fim, o Adaptive Volume Control, que otimiza automaticamente o volume com base na localização e ambiente envolvente do utilizador.
Estes auscultadores podem ser controlados através de uma app ou, com a função Wide Area Tap, a partir de dois ou três toques na parte frontal de uma das orelhas para ajustar a reprodução. A funcionalidade Speak-to-Chat interrompe a reprodução quando o utilizador começa a falar com alguém e retoma a emissão automaticamente assim que este se cala. O Quick Access retoma a reprodução do Spotify com apenas dois toques e nenhum deles no smartphone, explica o comunicado de imprensa.
Este modelo conta com resistência à água IPX4 e uma autonomia de até 5,5 horas, com a caixa de carregamento a conferir-lhe mais 12 horas.
Os LinkBuds vão estar disponíveis já em fevereiro, em cinzento e em branco, com um preço recomendado de 180 euros. Pode ler uma análise completa a este produto na próxima edição da revista Exame Informática.