A tecnologia tem, cada vez mais, um papel essencial nos vários setores e a educação não é exceção. A jp.ik e a Microsoft anunciaram no evento Microsoft Reimagine, realizado esta terça-feira (9) nos Estados Unidos da América, uma parceria no lançamento do Windows 11 SE que se traduz em dois novos portáteis, que visam melhorar o acesso democratizado a um conjunto de ferramentas essenciais no percurso escolar de uma criança.
O Windows 11 SE, assim é chamada a mais recente versão do sistema operativo focado na educação, está simplificado e otimizado para usufruto de professores e alunos. Este permite uma melhor gestão para as escolas enviarem os seus conteúdos e aplicações, controlando o acesso ao conteúdo extracurricular e garantindo maior segurança aos alunos.
Com o objetivo de também melhorar o desempenho dos alunos, esta nova versão proporciona uma experiência interconectada em sala de aula através da nuvem, ao integrar aplicações essenciais de conectividade e comunicação.
Novas máquinas jp.ik
Desenvolvido o sistema operativo, é agora necessário que os dispositivos o adotem. O computador Leap T304, da jp.ik, já integra o Windows 11 SE e destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 11 anos, adequando-se, sobretudo, ao ensino primário. Procura ajudar os mais novos a desenvolverem competências como a observação, a experimentação, a criatividade, a imaginação e a expressividade. Foi concebido para a autonomia durar um dia escolar e para resistir a quedas ou a derrames de líquidos. Está equipado com um ecrã de 11,6 polegadas (1366×768 píxeis), processador Intel Celeron N4000, 4 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento em SSD.
Por sua vez, também o computador Turn T303 (cuja imagem está em destaque no artigo) incorpora o novo Windows 11 SE. Este foi projetado para crianças e jovens adolescentes entre os 8 e os 15 anos de idade que frequentem o ensino primário e o ensino secundário. É um convertível 360º – ou seja, torna-se, rapidamente, num tablet – permitindo uma utilização mais versátil. Com uma bateria de longa duração, resistente e fácil de usar, inclui um sistema de bloqueio Kensington – sistema de proteção para desencorajar o roubo. Além disso, inclui um software ikES (Inspiring Knowledge Education Software) que promove o desenvolvimento de competências como a colaboração, a resolução de problemas, o pensamento crítico, a alfabetização digital, a cidadania consciente e a comunicação intercultural. Já ao nível das especificações técnicas, está equipado com um ecrã de 11,6 polegadas (1366×768 píxeis), processadores Intel Celeron (N4020, 4120 ou N5030), 4 GB ou 8 GB de memória RAM e até 256 GB de armazenamento em SSD. Como acessórios opcionais é possível escolher uma microlente e um estilete.
A jp.ik já implementou mais de 20 projetos educativos em mais de 70 países, impactando mais de 16 milhões de alunos e de 300 000 professores em todo o mundo. O presidente da empresa, Jorge Sá Couto, salienta, em comunicado, que, com o novo projeto Windows 11 SE, a jp.ik e a Microsoft pretendem “otimizar a tecnologia da educação” considerando “não apenas o sucesso escolar, mas também o dia-a-dia da escola, através da simplificação de tarefas para os profissionais de educação e administradores de TI”.