A indústria tecnológica é das que mais tem falado na necessidade de alterações de comportamento para salvar o planeta e a Acer, no evento virtual next@acer, revelou que tem um curso medidas para usar 100% de energias renováveis em 2035. A isto juntou-se o anúncio de um portátil baseado em princípios sustentáveis: o Aspire Vero.
Este é o primeiro produto da plataforma Earthion (palavra criada pela Acer e que junta Earth e Mission, ou, em tradução livre, Terra e Missão), que combina os compromissos ambientais da Acer com as dos parceiros da cadeia de abastecimento, clientes e trabalhadores.

O chassis do Aspire Vero é composto por plástico PCR (Post-Consumer Recycled) e vem numa caixa feita de pasta de papel 80-85% reciclada. Segundo a marca, aposta num ciclo de vida mais prolongado e o acesso ao interior é facilitado para que o utilizador possa fazer upgrades de memória e armazenamento. O texto das teclas R e E foi invertido, em referência aos três REs: REduzir, REutilizar e REciclar.
A nível de componentes, este portátil conta com processadores Core de 11ª geração, Intel Wi-Fi 6 (Gig+), uma porta USB Type-C, duas portas USB 3.2 e uma porta HDMI 2.0 para saída de vídeo. A Acer não referiu preços nem datas de disponibilização deste PC.
3D sem óculos
Os criadores de conteúdo tiveram direito a novidades interessantes. Sim, há novos computadores da linha ConceptD: o 5 e o 5 Pro. Ambos contam com processadores Intel Core de 11ª geração e certificação Nvidia Studio. Contudo, o que mais surpreendeu na apresentação da Acer foi o anúncio da SpatialLabs, um conjunto de experiências potenciadas por soluções óticas e tecnologias de visualização e sensoriais que trazem o mundo virtual a uma dimensão mais física. Ou seja, o conteúdo ‘flutua’ em frente do ecrã, permitindo aos criadores examinar as suas criações em tempo real e 360° sem a necessidade de óculos especializados.

E, na prática, como é que funciona a experiência SpatialLabs? Através da combinação de uma solução de rastreamento ocular, um ecrã estereoscópico 3D e tecnologias de renderização em tempo real. Vamos por partes.
A solução de rastreamento ocular consiste num conjunto de câmaras estereoscópicas, localizadas no topo do dispositivo, que seguem a posição e o movimento da cabeça e dos olhos do utilizador. O ecrã do protótipo do portátil ConceptD SpatialLabs mostrado pela Acer – e que será fornecido aos participantes de um programa de desenvolvedores que está aberto até 30 de junho a programadores de Unreal Engine em todo o mundo – consiste num painel UHD 2D com uma lente de cristal líquido colada opticamente no topo, formando um módulo que pode ser alternado entre visualizações 2D e 3D estereoscópicas, detalha a marca em comunicado de imprensa. Isto permite que a tecnologia de processamento gráfico exiba uma imagem diferente para cada um dos olhos, criando um efeito 3D estereoscópico que permite que o conteúdo flutue frente ao ecrã.
Depois as tecnologias de renderização em tempo real possibilitam aos criadores interagir com modelos 3D quando utilizam aplicações no Centro de Experiência SpatialLabs, rever as criações em tempo real, melhorando o fluxo de trabalho do projeto, e apresentar criações interativas e imersivas — tudo em 3D estereoscópico.

Os criadores que estão habituados a trabalhar em ecrãs 2D passam assim a ter melhor noção da profundidade de campo e acesso a uma perspetiva de 360°, na qual os modelos podem ser rodados, movidos ou mesmo arrastados para fora do ecrã, permitindo que todos os ângulos sejam considerados. Os add-ons do SpatialLabs Model Viewer estão disponíveis para aplicações 3D como Blender e Autodesk Fusion 360 e permitem que ficheiros criados nesses programas sejam transferidos para o Model Viewer com um clique.