O tablet topo de gama da Apple tem uma nova versão: tanto a versão iPad Pro de 11” como a versão iPad Pro de 12,9” estão agora equipadas com o processador integrado Apple M1, trazendo uma maior capacidade de processamento e desempenho gráfico para o dispositivo móvel. Segundo valores anunciados pela tecnológica americana, os novos iPad são 50% mais rápidos, em processamento, do que os respetivos modelos anteriores e têm um desempenho gráfico 40% melhor.
A integração do M1, o mesmo chip que equipa os mais recentes portáteis Macbook e o recém-anunciado iMac, acaba por ser a grande novidade para a linha profissional de tablets da Apple. Mas há mais uma alteração que merece destaque: a integração de um ecrã mini-LED na versão de 12,9 polegadas.
Tal como o nome indica, este é um ecrã que tem mini-LED – 10.000, para sermos mais precisos – como sistema de retroiluminação. E devido ao pequeno tamanho destas fontes de luz, a Apple consegue criar, através de combinação dos mini-LED, 2500 zonas de iluminação de precisão, o que garante ao iPad Pro de 12,9” uma altíssima capacidade de contraste (1.000.000:1), sobretudo tendo em conta o tamanho do equipamento.
Este novo ecrã, apelidado de Liquid Retina XDR, atinge uma média de 1000 nits de brilho, mas é capaz de chegar aos 1600 nits de brilho máximo, um valor muito, muito acima do que é comum em tablets ou até mesmo computadores e televisores.
Mais quatro novidades dignas de nota nos novos iPad (e cuja única diferença, além do tamanho do ecrã, está na tecnologia do próprio ecrã, sendo iguais em tudo o resto): a porta USB-C agora também é Thunderbolt, para uma transferência de ficheiros por cabo muito mais rápida; suportam a quinta geração de redes móveis (5G), atingindo 3,5 Gbps de velocidade de download em condições ideais; a câmara frontal passa a ser de 12 megapíxeis e tem uma lente ultra grande angular, que ajusta, inclusive, a imagem de forma automática em função do posicionamento do utilizador; e agora há uma versão com 2 TB de armazenamento.
Os preços dos novos iPad Pro, em Portugal, começam nos 909 euros (11″, 128 GB, Wi-Fi) e vão até aos 2609 euros (12,9″, 2 TB, 5G). A reserva arranca a 30 de abril e as primeiras entregas estão previstas para a segunda metade de maio.