As novas impressoras jato de tinta da Canon foram pensadas para quem precisa de imprimir fotografias com alta qualidade e em grande volume. Segundo a marca, as novas Pixma G650 e Pixma G550 são capazes de imprimir 3800 fotografias (tamanho de 4”x6”) com os tanques de tinta em capacidade máxima. E têm outra novidade: ambas incluem seis tanques de tinta, que incluem as cores primárias de impressão – preto, amarelo, magenta e ciano – e ainda tinta vermelha e cinzenta.
Segundo a marca, a adição destas duas cores extra confere uma maior vivacidade e fidelidade às impressões. E especificamente no caso do cinzento, além de permitir poupar nas três cores primárias (que por norma são combinadas para criar os tons cinzentos), permite que haja uma consistência de cor mesmo usando diferentes papéis de impressão de fotografia. De origem, as impressoras vêm com uma recarga de tinta para todas as cores, sendo que estas recargas pertencem à família MegaTank, já comercializada pela Canon.
Num evento à imprensa, no qual a Exame Informática participou, a Canon explica que as novas Pixma posicionam-se como uma solução para todos os que procuram imprimir fotografias em grande quantidade, necessitam de alta qualidade de impressão e querem manter o custo reduzido. Estúdios de fotografia, de design e entusiastas da fotografia são o público-alvo das Pixma G650 e Pixma G550.
Os equipamentos têm Wi-Fi, o que possibilita executar a impressão através do computador, smartphone ou serviços cloud, têm um ecrã LCD monocromático e ainda funcionalidades inteligentes – como sair da suspensão assim que uma impressão é iniciada e voltar à suspensão quando termina.
A grande diferença entre os dois modelos é o facto de a Pixma G650 ser um multifunções, tendo as funções de impressão, cópia e digitalização, com a Pixma G550 a ter apenas a função de impressão. Vão custar, respetivamente, 249 e 219 euros no mercado português. Ambas ficam disponíveis durante o mês de maio.