A Canon confirmou oficialmente o desenvolvimento de uma nova câmara mirrorless (sem espelho): chama-se EOS R3 e tem como público-alvo profissionais de fotografia que trabalhem acima de tudo em reportagem e em ambientes de desporto e natureza.
Os detalhes sobre os elementos e as características desta nova máquina ainda são escassos, mas, pela informação já revelada, a Canon aposta claramente em duas áreas: velocidade de disparo e capacidade de focagem. A EOS R3 é capaz de registar 30 fotos por segundo em modo rajada e vem equipada com um sistema de focagem automática que reconhece corpos, caras ou olhos para uma maior precisão do resultado final.
“Vai permitir-lhes [fotógrafos profissionais] capturar a ação e movimento de uma forma mais rápida que antes não podiam imaginar”, disse Pilar Sanz-Morchon, responsável de marketing da Canon Ibéria, numa apresentação à imprensa na qual a Exame Informática participou.
Em termos de posicionamento, a marca diz que a nova EOS R3 é quase como uma mistura dos modelos EOS 1D X e EOS R5, tendo inclusive resistência a poeiras e água.
Ainda não é conhecida a resolução do sensor de imagem da Canon EOS R3, mas já se sabe que pertence à categoria dos sensores retroiluminados (BSI CMOS) sobrepostos e que será full frame (35 mm), o que significa uma maior sensibilidade e maior área de captação de luz. Já o processamento ficará a cargo do chip Digit X, com otimização para a velocidade de disparo.
Na área da focagem, a Canon vai apostar num sistema que permite alterar o ponto de foco apenas com o olhar – através de um sensor no visor eletrónico, a máquina será capaz de perceber qual o ponto de focagem que o fotógrafo procura.
Não foram reveladas quaisquer informações sobre as capacidades de vídeo da câmara. Também não há informações sobre quando vai a Canon revelar todos os detalhes da EOS R3, sobre qual o preço deste novo modelo ou sobre quando poderá chegar ao mercado.
Três novas objetivas
Ainda no mesmo evento, no qual também foram anunciadas duas novas impressoras, a Canon revelou três novas objetivas: duas teleobjetivas e uma objetiva para fotografia macro. As teleobjetivas RF 400 mm F2.8L USM e RF 600 mm F4L IS USM são ambas compatíveis com o sistema de montagem RF que a Canon tem usado nas suas câmaras fotográficas e vão complementar a agora anunciada EOS R3, já que também são pensadas para um alto rendimento em fotografia de desporto e natureza. Custam, respetivamente, 13.999 euros e 14.999 euros. Já a RF 100mm F2.8L Macro IS USM é pensada para fotografia de pormenor (equivalente a ampliação de 1,4x) e custará 1699 euros.