Robustos e higienizáveis são os dois primeiros adjetivos utilizados pela HP para definir os novos Chromebooks, portáteis que usam o sistema operativo Chrome OS da Google. Segundo a marca, os novos portáteis foram criados para “responder às necessidades de professores e alunos em qualquer lugar”. De acordo com dados referenciados pela HP, em 2020 a pandemia levou ao aumento de 46% de vendas de computadores para professores e alunos. Uma procura que a marca estima que deverá continuar este ano.
O HP Chromebook 14 G7 é o mais poderoso do grupo e destina-se, sobretudo, a professores. Tem ecrã de 14”, até 8 GB de memória e 128 GB de armazenamento, Wi-Fi 6, webcam com grande angular, microfones duplos, portas USB-C reforçadas e teclado à prova de salpicos de líquidos até 350 ml.
O HP Chromebook x360 11 G4 Education Edition tem ecrã de 11” rotativo para funcionar em modo tablet, estilete (opcional), Wi-Fi 6, câmara HD, microfones duplos com cancelamento de ruído, processador Celeron e até 8 GB de RAM e 64 GB de armazenamento.
Os mais acessíveis HP Chromebook 11 G9 Education Edition, HP Chromebook 11MK G9 Education Edition e HP Chromebook x360 11MK G3 Education recorrem a processadores Intel ou MediaTek, e foram criados mais para uma utilização baseada na cloud. A autonomia pode chegar às 16 horas.
Estas novas máquinas chegam ao mercado entre este mês de fevereiro e março. Os preços ainda não foram divulgados.