O ARA é um equipamento com ecrã de sete polegadas e sensores capazes de medir a temperatura dos transeuntes e detetar se estão a usar máscara. A Edigma propõe este aparelho para ser usado em espaços públicos, como escolas, edifícios públicos, universidades, lojas e serviços e que contribui para aumentar o sentido de segurança nestes locais.
O aparelho ajuda a proteger quem frequenta os espaços e apresenta notificações visuais e sonoras que alertam caso se verifiquem não conformidades, quer na temperatura, quer no uso de máscara. Miguel Fonseca, co-fundador da Edigma, explica que “o ARA evita também a situação intimidatória de ter alguém a ‘apontar-nos’ um termómetro, bem como a aproximação de outra pessoa para nos medir a temperatura”.
O sistema foi desenvolvido com recursos e conhecimentos os 80 colaboradores das três empresas do grupo: Edigma, Displax e Movik. A empresa estima que a procura por este tipo de soluções aumente, prevendo penetrar a nível internacional no mercado europeu (60%), EUA (30%) e Resto do Mundo (10%).
O ARA tem um custo de 499€ e está disponível para qualquer empresa o adquirir a partir de get-ara.com.