A nova linha de produtos Series One foi desenhada pela Google em parceria com a Lenovo e visa melhorar a qualidade de vídeo e áudio nas conferências feitas na plataforma Meet. A Google explica que este hardware está equipado com soluções de Inteligência Artificial para melhorar a experiência dos utilizadores e que a melhoria da voz é feita também com tecnologia de amplificação TrueVoice.
O objetivo da Google com esta linha de hardware passa não só pela melhoria da qualidade das chamadas, mas também por ter mais argumentos para atrair utilizadores para a sua plataforma, rivalizando com adversários de peso como a Zoom ou o MS Teams. Com a expetativa de que o regime de teletrabalho vá continuar a ser uma realidade no futuro nos próximos tempos, este setor tem conhecido algum dinamismo recentemente.
A Google tem navegado a onda e trouxe diretamente o Meet para o Gmail e tornou a possibilidade de videochamada gratuita para todos. Além disso, a tecnológica apostou num ambiente de trabalho no Gmail para juntar email, chat, voz e videochamada, ao lado de edição e colaboração de documentos e gestão de tarefas.
Cada kit da Series One vai ter uma câmara normal ou extra-larga 4K, um sistema de computação, uma barra de som inteligente e um controlador que pode ser um comando ou um ecrã tátil de 10,1 polegadas. A barra de som pode vir a ter até 44 canais em simultâneo.
Por agora, a Lenovo é o único parceiro de canal da Google para a Series One, mas ainda não se conhecem datas de lançamento ou preços.