Os kits de desenvolvimento RB5 são a contribuição da Qualcomm para o setor da robótica. A fabricante, especialista em desenhar processadores para aparelhos Android, tem vindo a cooperar com vários parceiros que produzem sensores e outros elementos para robôs no sentido de criar um chip e várias soluções de software que possam ser usados neste segmento.
A Reuters lembra que o trabalho de parceria já se desenrola há quatro anos e que alguns robôs-aspiradores da iRobot já possuem estes chips. Dev Singh, diretor de desenvolvimento de negócio, afirma que, com os kits RB5, os fabricantes de robôs vão poder dedicar mais tempo a aprimorar as funções da máquina, como melhorar o desempenho em fábricas ou armazéns.
O sistema que a Qualcomm está a preparar trabalha com câmaras com sensor de profundidade da Intel e com sensores e hardware de controlo de movimentos da TDK Corp. O esforço da fabricante de chips é ajudar e ter uma solução que integre várias outras, para que os criadores de robôs não tenham de ter essa preocupação.