A Sony anunciou um novo smartphone topo de gama: o Xperia 1 II (lê-se One Two) foi apresentado nesta segunda-feira numa transmissão online, depois do Mobile World Congress, em Barcelona, ter sido cancelado. Os destaques do novo dispositivo são o ecrã 4K HDR OLED, o suporte para redes de quinta geração móvel (5G) e também funcionalidades fotográficas típicas de câmaras dedicadas.
O Sony Xperia 1 II tem um ecrã de 6,5 polegadas e um rácio de 21:9, um formato mais esticado que a empresa estreou no Sony Xperia 1, apresentado em fevereiro de 2019. A escolha do processador recai sobre o novíssimo Snapdragon 865, acompanhado do módulo Qualcomm X55 que garante o suporte para redes 5G. Junte-se ao pacote 8 GB de memória RAM, 256 GB de armazenamento e uma bateria de 4000 mAh, e este deverá ser um smartphone que garante um desempenho de topo.
Como tem sido habitual nos últimos equipamentos da marca, a Sony volta a apostar forte na componente da fotografia para atrair a atenção dos consumidores. O Xperia 1 II vem equipado com quatro câmaras traseiras: três sensores de imagem têm 12 megapíxeis (normal, ultragrande angular e telefoto) e existe um quarto sensor para medir a profundidade dos objetos.
O smartphone é capaz, segundo a marca, de captar 20 frames por segundo (fps) em modo rajada e consegue ainda calcular a focagem automática (AF) e a exposição automática (AE) 60 vezes por segundo, o que deverá permitir captar disparos rápidos com uma maior qualidade. A Sony sublinha ainda que a tecnologia de focagem automática consegue cobrir 70% da área de fotografia. A tecnologia de focagem por olho (eye focus) volta a marcar presença, depois de ter estreado no Xperia 5, tendo o suporte sido alargado também para o olho de animais.
Ao nível da gravação de vídeos está garantida a captação 4K até 60 fps, podendo chegar aos 120 fps (modo câmara lenta) numa resolução 2K. Além de ter uma aplicação dedicada para a captação e edição de vídeo, a cinema Pro, a Sony também acrescenta no Xperia 1 II uma outra aplicação dedicada de fotografia, a Photo Pro, que torna a interface no smartphone mais parecida com aquela que a empresa já utiliza nas câmaras dedicadas.
O Sony Xperia 1 II vai ser lançado nos mercados europeus “no final da primavera”, anunciou a marca, e em alguns países será acompanhado de um outro smartphone – o Xperia 10 II (lê-se Ten Two) tem um ecrã OLED de seis polegadas e resolução Full HD, processador Snapdragon 665, câmara tripla (dois sensores de 8 megapíxeis, um de 12 megapíxeis) e bateria de 3600 mAh.
Ainda não são conhecidos preços para os dois novos smartphones da tecnológica japonesa.