Que os desportos eletrónicos (e-sports) vão ser uma tendência dominante, parece não restar grande dúvida. A Apple estará atenta e planeia lançar um computador especificamente para este segmento. Ainda não há confirmações oficiais e nem se sabe se o equipamento será um desktop all-in-one ou um portátil com ecrã generoso, mas o rumor aponta que o aparelho seja topo de gama, com um preço a rondar os cinco mil dólares, cerca de 4450 euros.
Além da Apple, também a Quanta (principal produtor a servir a marca da “maçã”), o fabricante de chips TSMC, as produtoras de caixas Hongzhun e Kecheng, a criadora de unidades de alimentação elétrica Delta e Lite-On e a Liangwei, entre outras, poderão beneficiar desta aposta no segmento de gaming, lembra a publicação Patently Apple.
A empresa liderada por Tim Cook entrou mais “a sério” na indústria dos videojogos com o Apple Arcade, um sistema de subscrição disponível no iOS 13, no iPadOS, no tvOS e agora também no macOS Catalina. O Apple Arcade pressupõe o pagamento de uma mensalidade que oferece acesso a mais de 100 jogos de ação, aventura e puzzles. Há novos títulos a entrar para o catálogo todos os meses e os jogos podem ser desfrutados offline, com alguns a poderem ser controlados pelo toque, pela assistente Siri ou por comandos como os da Xbox, DualShock 4 ou Mfi.
A estratégia de apostar no segmento dos e-sports com hardware dedicado pode servir de catalisador para a indústria se preocupar em lançar versões de jogos para os computadores com macOS.