A particularidade desta balança é que não revela o peso do utilizador. Em vez disso, e num esforço motivacional, mostra um esquema de cores para indicar se a pessoa está no bom caminho e a perder peso ou não. O sistema pressupõe o emparelhamento via Bluetooth com um telefone com Android, iOS ou mesmo com o Amazon Alexa. A app Shapa envia notificações para, duas vezes por dia, o utilizador se colocar em cima da balança. As pesagens são tidas em consideração, mas não mostradas a cada pessoa.
Numa fase seguinte, depois de 20 dias de pesagens consecutivas, a Shapa começa a mostrar a Shapa Colour de cada um: azul e verde significam que se está a perder peso e cinzento indica que o esforço em emagrecer tem de ser maior, explica o Mashable.
Por fim, existe ainda uma secção de “Missões”, onde o utilizador encontra desafios diários para ir ao encontro do objetivo de perder peso. Há missões como “comer algo verde a cada refeição” ou “jantar sem qualquer distração”. O sistema deve depois ser informado sobre se a missão foi um sucesso ou não e a tecnologia de Inteligência Artificial processa essa informação para refleti-la em missões a apresentar futuramente.
A Shapa vai estar disponível por 99 dólares a partir de 31 de janeiro, com uma subscrição mensal de 7,5 dólares.