A Microsoft estabeleceu parcerias com a Harman Kardon, Intel e HP para o desenvolvimento de vários aparelhos que tenham no centro o seu assistente pessoal Cortana. O objetivo de há várias décadas é colocar a Microsoft, o seu software e estes aparelhos no centro da vida das pessoas, revelou Satya Nadella, o CEO da empresa.
A estratégia assumida por Nadella, desde que tomou posse como CEO, passa por disponibilizar o software, desde o assistente Cortana às ferramentas de programação Visual Studio, em plataformas Mac e outros dispositivos rivais. Assim, a Microsoft vai focar-se na construção de tecnologias que ajudem os seus clientes empresariais, em vez de estar a desgastar-se em batalhas em que dificilmente consegue competir, como é o caso dos telemóveis, explica a Cnet.
Esta abordagem é diferente do que fez a Amazon, que lançou as colunas Echo com o assistente Alexa, do que fez a Google, com o Google Home e telefones Android, e do que estará a fazer a Apple, que presumivelmente prepara uma coluna com o Siri. Já a Microsoft quer trabalhar com vários parceiros no sentido de desenvolver vários aparelhos com o Cortana. Os primeiros devem chegar ao mercado ainda antes do fim do ano.