A Seagate deu a conhecer o SSD de maior capacidade do mundo: 60 TB. A unidade tem 3,5”, mas não está vocacionada para o mercado de consumo, pois foi construída a pensar nos centros de dados das empresas.
Recorde-se que a Samsung começou a comercializar SSDs de 2,5” com 16 TB em Março e a Seagate não se furtou a comparações, destacando que o novo SSD possui duas vezes mais densidade e quatro vezes mais capacidade. A Seagate até avançou com números exemplificativos, realçando que este SSD é capaz de armazenar 400 milhões de fotos ou 12 mil filmes.
Mas podemos avançar com mais diferenças: é que, enquanto o PM1633a da Samsung já está à venda por 10 mil dólares, o SSD da Seagate é ainda apenas uma tecnologia de demonstração. De acordo com o ZDNet, o fabricante refere que poderá fazer chegar este produto ao mercado já no próximo ano e que pode até atingir os 100 TB. E, em relação ao preço, salienta que será o custo por gigabyte para flash mais baixo disponível atualmente. Apesar de ainda não haver confirmações oficiais, a Hewlett Packard Enterprise já manifestou interesse no produto e poderá afirmar-se como parceiro de eleição para estes SSDs de 60 TB.
Um SSD da Seagate que vai seguramente chegar ao mercado é o Nytro XP7200 NVMe de 8 TB, que será posto à venda no último trimestre deste ano e é vocacionado para lidar, por exemplo, com analíticas de Big Data.