
A Intel anunciou a nova geração de processadores para servidores e centros de dados, o Xeon E5-2600 v3. De acordo com Diane Bryant, gestora da área de centro de dados e sistemas conectados da Intel, o novo E5-2600 v3 já bateu quase 30 recordes mundiais de desempenho e atinge, em média, um desempenho três vezes superior ao modelo equivalente da geração anterior.
No que concerne ao hardware, o E5-2600 v3 está disponível com até 18 núcleos de processamento e com até 50% mais memória cache (45MB). Uma das grandes novidades é o suporte para memória DDR4, que faz do novo Xeon o primeiro processador com suporte para este tipo de memória.
O Xeon E5-2600 v3 foi desenvolvido sob o conceito de Software Defined Infrastructure, onde toda a infraestrutura é controlada automaticamente sem intervenção humana em função de regras pré-estabelecidas, aumentando a escalabilidade e as possibilidades de alterações rápidas. E, por isso mesmo, inclui novas funcionalidades de gestão e de monitorização, que permitem, por exemplo, identificar falhas de execução no software.
A componente de execução de máquinas virtuais é cada vez mais importante neste tipo de processadores e aqui também há novidade importantes, com destaque para o aumento de 70% na densidade das máquinas virtuais que podem ser executadas.
Os novos Xeon trazem também novas funcionalidades para acelerar o acesso aos sistemas de armazenamento e às redes. Uma das mais importantes é a possibilidade de atribuir até metade da memória cache às comunicações com as unidades de armazenamento SSD, o que pode levar a melhorias no acesso na casa das dezenas de vezes.
Os novos Xeon E5-2600 v3 estão já disponíveis no mercado, com preços que variam, dependendo da versão, entre os 213 e os 2702 dólares (em compras de 1000 unidades).
Em resposta à Exame Informática, Diane Bryant informou que já existem 65 sistemas equipados com a nova tecnologia disponíveis para encomenda nas áreas da computação, armazenamento e redes. Número que, segundo a responsável, vai aumentar rapidamente nos próximos dois meses.