Após anos de resistência, a Swatch vai entrar finalmente no mundo dos smartwatches. Os responsáveis da empresa suíça sempre defenderam que os chamados relógios inteligentes não seriam uma ameaça séria à sua liderança como maior fabricante mundial de relógios.
Além disso, a Swatch considerava que os smartwatches possuíam ecrãs demasiado pequenos para serem úteis e que não tinham a elegância das suas marcas topo de gama Omega e Breguet.
Com as ações na Bolsa em perda e com os analistas a considerarem que o possível lançamento de um smartwatch por parte da Apple pode ser uma ameaça séria, a Swatch decidiu reconsiderar.
É que, segundo as contas do The Wall Street Journal, os smartwatches podem roubar 10% das vendas da Swatch no segmento de entrada de gama e 5% no segmento de gama média.
Assim, em 2015, a linha de relógios digitais Touch vai passar a contar com características como um medidor de frequência cardíaca e um monitor de velocidade.
Refira-se que, em 2004, a Swatch fez uma parceria com a Microsoft para criar uma espécie de smartwatch, que fornecia notícias e a previsão do tempo, por exemplo. Mas as vendas desiludiram e a empresa ainda hoje tem equipamentos destes em stock.