O objetivo é usar impulsos elétricos que transmitem a sensação de se estar a tocar num objeto tridimensional ou com texturas. A tecnologia, apresentada no ACM Symposium on User Interface Software and Technology, permite sentir arestas, saliências ou cortes no ecrã tátil.
Em vez de usar efeitos predefinidos, a Disney está a desenvolver um algoritmo que permite criar novas sensações de forma dinâmica, consoante o conteúdo que esteja a ser visto no ecrã. O algoritmo é usado para transmitir o relevo em mapas, por exemplo. Os efeitos são renderizados em tempo real e o facto de serem dinâmicos permite ajustá-los rapidamente ao que está a ser visto.
O estudo da Disney afirma que «o algoritmo é conciso, leve e fácil de aplicar em imagens estáticas e em streams de vídeo», noticia a ComputerWorld.
Por agora, a ideia ainda está em fase de investigação e não há qualquer perspetiva de quando possa chegar ao mercado, embora os investigadores afirmem que será fácil adaptá-la aos ecrãs táteis existentes.
Veja o vídeo incluído nesta página para conhecer melhor a tecnologia.