As novas cabeças de impressão PrecisonCore representam uma grande evolução da tecnologia piezoelétrica já conhecida das impressoras Epson. De acordo com o presidente da marca japonesa, Minoru Usu, as cabeças de impressão PrecisonCore resultaram de anos de pesquisa, que levou ao desenvolvimento de novos materiais piezoelétricos do tipo Thin-Film Piezo (TFP). Estes materiais são usados para criar minúsculos elementos eletromecânicos do tipo MEMS (Micro Electro Mechanical System), que fazem ejetar as minúsculas gotas de tinta com grande velocidade e precisão.
As cabeças PrecisonCore são escalonáveis, o que significa que podem ser utilizadas em grandes e rápidas impressoras industriais como em pequenas impressoras desktop. Tudo depende do número de cabeças que podem ser agrupadas – mais cabeças permitem maior velocidade.
Apesar de a Epson ainda não ter anunciado qualquer impressora PrecisonCore para o mercado de consumo, o fabricante já apresentou alguns modelos profissionais equipados com esta tecnologia, como a SureColor SC-F2000, uma máquina capaz de imprimir diretamente sobre peças de vestuário. De acordo com a Epson, a SureColor SC-F2000 destina-se a empresas que precisam de uma solução fácil e rápida para, por exemplo, imprimir sobre t-shirts.