O Phonebloks pretende ser um telemóvel diferente. Os seus criadores querem criar um terminal que seja atualizável, como acontece com os PCs. A ideia é acabar com as trocas de telefone só porque queremos um processador mais rápido, ou mais memória, ou um melhor ecrã e, deste modo, diminuir também o problema do lixo eletrónico.
A visão do designer holandês Dave Hakkens pretende alterar o estado de coisas. O Phonebloks é composto por uma motherboard com vários furos onde podemos encaixar os blocos que representam os vários componentes (processador, bateria, armazenamento, etc.). Estes furos contêm, igualmente, as ligações elétricas. Consoante as nossas necessidades, podemos optar por incluir mais ou menos elementos. Por exemplo, se só quisermos um telefone simples, podemos escolher uma bateria de maior capacidade e eliminar funções como o Wi-Fi ou a câmara. No fundo, um telemóvel Phonebloks é um puzzle onde podemos adicionar ou retirar funcionalidades e onde aquilo que podemos adicionar depende do que já escolhemos.
De acordo com a CNet, o projeto ainda está na fase de angariação de investidores. Para tal, a empresa pretende criar “barulho” virtual nas redes sociais a 29 de outubro, através da plataforma Thunderclap. Quem gostar da ideia e quiser fazer “barulho” virtual pode aceder à página do produto e dar o seu suporte.