Nos últimos tempos, os smartphones estavam a ultrapassar as câmaras digitais nas preferências dos utilizadores. Agora, a Sony pretende criar um segmento disstinto: Trata-se de um dispositivo com câmara e lentes intermutáveis que pode ser aplicado aos smartphones, explica o Wall Street Journal.
Há dois modelos, o QX10 e o QX100. Qualquer um dos dois é do tamanho de uma lente, inclui a câmara lá dentro e que pode ser encaixada em frente a qualquer telemóvel. O objetivo é permitir a captura de melhores imagens. Os dispositivos comunicam um com o outro a partir de ligações Wi-Fi.
Esta solução implica andar sempre com dois aparelhos, mas a Sony parte do princípio que os utilizadores pretendem sempre ter o seu smartphone independentemente do aparelho para tirar melhores fotografias. Desta forma, sempre que quiser ir num passeio para fotografar, o utilizador pode optar por levar o acessório da Sony para uma melhor experiência.
Resta perceber qual será a reação do público, se opta por levar os dois equipamentos ou se prefere ter uma câmara dedicada completamente separada do telemóvel.
As QX100 devem custar cerca de 500 dólares e as QX10 250 dólares. Ainda não se conhecem os preços a praticar para Portugal, nem as datas de lançamento.