O ecrã do Galay Gear é colorido e mostra vários alertas, pode ser usado para videochamada e corre aplicações. A Samsung optou por disponibilizar também braceletes em várias cores. A decisão de o manter como um acessório para outros equipamentos Galaxy, como smartphones e tablets, pode de alguma forma limitar o interesse neste dispositivo, explica a BBC.
«Os consumidores poderão ficar um pouco desapontados ao descobrir que o smartwatch é um parceiro para smartphones e tablets Samsung com Android», explica Chris Green, da empresa de consultoria Davies Murphy Group.
O Galaxy Gear tem um ecrã LED de 1,6 polegadas, câmara de 1,9 megapixéis, coluna e microfone e 4 GB de armazenamento. A bateria não pode ser trocada, há dez modelos de ecrãs de relógio disponíveis e cerca de 70 apps prontas na altura do lançamento.
A decisão da Samsung em limitar o funcionamento do relógio aos equipamentos da própria marca é compreensível quando se verifica que a estratégia da empresa passa pela construção de um ecossistema próprio. «Porque é que deveria fazer algo que pudesse trazer valor acrescido aos concorrentes» , nota Carolina Milanesi, da Gartner.
A Sony, por exempo, deve lançar o Smartwatch 2 que pode ser emparelhado com qualquer dispositivo com Android 4.0 ou superior. A startup Omate vai lançar um relógio em outubro que deve incluir um chip 3G, o que significa que pode ser usado independentemente de outros aparelhos para realizar chamadas.
Vários analistas estimam que a entrada da Apple no segmento e o surgimento de ecrãs dobráveis é que devem atrair mais utilizadores. De outra forma é apenas trazer um ecrã de vidro preso ao pulso. A autonomia estimada de cerca de um dia é outro dos contratempos que este segmento terá de ultrapassar. «O pulso é um dos locais do corpo mais aceitáveis para o consumidor ter um sensor (…) mas há poucas funções que se realizem melhor num relógio do que num telefone», aponta a firma de analistas Forrester.
O mercado dos gadets que de podem vestir está avaliado em 50 mil milhões de dólares e tem a tendência para crescer à medida que o segmento dos smartphones fica saturado.
O Galaxy Gear deve estar disponível em vários mercados a partir de 25 de setembro, com os preços a rondar os 300 dólares.