O convite enviado pelos responsáveis do Facebook dá azo a muitos rumores. «Come See Our New Home on Android» ou «Venha conhecer a nossa nova casa no Android» foram as palavras impressas que levaram a uma nova vaga de rumores. A maior rede social pode até só apresentar um novo serviço ou uma nova aplicação, mas nos bastidores tudo indica que será uma apresentação conjunta com a HTC e que vai mesmo ser revelado o novo smartphone Facebook.
Em termos de especificações, não se espera um telemóvel com um conjunto de características impressionantes. Os rumores apontam que terá uma câmara traseira de 5 MP e outra frontal com 1,6 MP e ainda 16 GB de armazenamento, noticia o Guardian. Será no software que este smartphone deve marcar a diferença, com várias teclas dedicadas especificamente a funções do Facebook, como partilhar fotografias instantaneamente ou usar o Instagram de forma mais rápida.
Em janeiro, Zuckerberg explicou aos acionistas do Facebook que a empresa ia apostar em cativar os mais de 680 milhões de utilizadores da rede social e criar uma experiência mobile incomparável, embora tenha tornado a rejeitar as informações de que estaria a ser preparado um Facebook phone.
De acordo com o Tech Crunch, agora a 4 de abril deve ser apresentado o Facebook Home, um sistema Android adaptado e funções específicas para o Facebook num smartphone construído pela HTC. Por outro lado, o Wall Street Journal avança com a informação de que o Facebook Home vai ser uma versão customizada do Android que poderá ser usada em outros smartphones.
Esta vaga de rumores é semelhante à que foi produzida em janeiro, quando a empresa anunciou um evento, onde acabou por apresentar o Graph Search.
A verdade é que, quanto mais Zuckerberg desmente as intenções de construir um smartphone, mais força ganham estes rumores e ainda nascem outros sobre o que será a tal experiência mobile de imersão de que fala o fundador do Facebook.