Em poucos anos a Samsung consegui transformar-se na maior marca de telemóveis do mundo. Mesmo considerando apenas o segmento dos smartphones, o fabricante sul-coreano conquistou uma quota de mercado de cerca de 40% (dados da IDC), o que representa mais de 200 milhões de telemóveis vendidos. O iPhone da Apple ficou-se pelo segundo lugar, com cerca de 25% do mercado (cerca de 137 milhões de unidades vendidas).
No entanto, a liderança da Samsung foi conseguida muito graças à grande variedade de modelos vendidos. Apesar do sucesso, a marca ainda não conseguiu que o seu modelo de topo, o Galaxy S, consiga bater o concorrente direto, o iPhone. Apesar de o Galaxy S III já ter conseguido liderar as vendas durante algum tempo (até ao lançamento do iPhone 5), no total é ainda o smartphone da Apple que lidera.
Por tudo isto, as expectativas em redor do novo Galaxy S IV são muito elevadas. Será este o telemóvel que vai conquistar a liderança do mercado? Muitos analistas acreditam que sim, chegando a prever vendas na ordem dos 10 milhões de unidades logo no primeiro mês de comercialização
A Exame Informática vai estar amanhã, em exclusivo nacional, em Nova Iorque na apresentação mundial do Galaxy S IV. Entretanto, apresentamos a lista das características mais esperadas, de acordo com fontes próximas do fabricante sul-coreano.
Ecrã Full HD de 5 polegadas
Espera-se que o novo Galaxy S tenha um ecrã ainda maior do que o ecrã do Galaxy S III (4,8”). De 4,9 ou mesmo 5 polegadas e, ainda mais importante, resolução Full HD (1920×1080 píxeis). Estas características devem obrigar a Samsung a optar pelo LCD em detrimento do OLED devido às dificuldades de fabrico – tudo indica que o fabricante sul-coreano não consegue ainda cria painéis OLED com uma densidade de píxeis tão elevada.
Processador de oito núcleos
A Samsung já terá desenvolvido um processador de oito núcleos da linha Exynos 5. Este chip, denominado Exynos 5 Octa, deve ser estreado no Galaxy S IV, o que vai permitir atingir uma capacidade de processamento muito elevada. Resta saber se as aplicações vão tirar partido de tantos núcleos. Talvez por isto, há também rumores que apontam para a utilização do Snapdragon 600, um chip de quatro núcleos da Qualcomm que tem demonstrado muita eficiência. É ainda possível que, como já acontece com o S III, a Samsung opte por utilizar os dois chips em diferentes mercados.
Reconhecimento de olhar
Um dos rumores mais inovadores é o sistema de deteção do olhar humano, uma evolução do Smart Stay do S III, que já permite manter o aparelho ligado enquanto o utilizador está a olhar para o ecrã. No S IV prevê-se que o sistema seja capaz de movimentar as páginas através do movimento dos olhos do utilizador.
Cartão de crédito
O NFC do Galaxy S IV poderá ser usado para fazer pagamentos através da rede Visa, já que esta empresa e a Samsung anunciaram um acordo com vista à implementação de um sistema de pagamentos eletrónico.
Câmara de 13 megapixéis
Praticamente todas as fontes dão como certo que a câmara do S IV vai apresentar 13 MP de resolução através de um sensor CMOS retroiluminado (maior capacidade para capturar a luz).
Android 4.2
Como aconteceu com os antecessores, o S IV vai continuar a usar o Android como sistema operativo. Tratando-se de um smartphone topo de gama, é de esperar que inclua a mais recente versão dos sistema operativo da Google.