
A IDC falou com fornecedores de componentes para os tablets e estima que os novos equipamentos com processadores ARM e Windows possam custar até 700 dólares, o que os torna demasiado caros para um segmento que está repleto de concorrência.
A Computerworld cita Tom Mainelli, da consultora IDC, que afirma que «ainda não sabemos o potencial do Windows RT, mas já sabemos que não vai correr algumas aplicações Windows a que estamos habituados». Mainelli explica ainda que a fasquia dos 700 dólares coloca estes tablets a concorrer diretamente com os iPads e os dispositivos com Windows 8, com a plataforma Intel.
Os fornecedores explicam que um dos grandes responsáveis por este preço elevado é o custo da licença do Windows. O Asus Tablet 600 apresentado na Computex vai correr o Windows RT e ainda 15 aplicações Office sem qualquer custo acrescido.
Espera-se que os primeiros tablets Windows RT estejam disponíveis em outubro. A Acer, por exemplo, já desmentiu esta data e explicou que só deve lançar os seus equipamentos no primeiro trimestre de 2013.
A Microsoft e a Asus não comentaram os preços a praticar para os próximos tablets, nem confirmaram datas de lançamento.