De acordo com a Intel, os novos processadores Xeon E5 são 80% mais rápidos que os modelos anteriores equiparáveis, apesar de consumirem menos energia.
Os E5 2600, para sistemas de dois processadores, estão disponíveis em modelos que podem ter até oito núcleos de processamento, incluem controlador de memória de quatro canais, PCI Express 3.0 e controlador de comunicações – as funcionalidades que normalmente estavam no northbridge do chipset.
Na apresentação à imprensa, Carlos Clerencia, diretor para alianças da InteI Iberia, referiu que os Xeon E5 foram desenvolvidos de raiz para a nova geração de servidores de centro de dados. Isto porque os novos chips incluem tecnologias para melhorar a escalabilidade do processamento e a segurança da informação. O responsável lembra o exemplo do streaming de vídeo: «os servidores têm de ser capazes de adaptar a qualidade e a resolução do vídeo de acordo com os terminais que os clientes estão a utilizar».
No capítulo da segurança, Carlos Clerencia destaca o Advanced Encryption New Instruction (Intel AES-NI) para a codificação dae dados e o IntelnTrusted Execution Technology (Intel TXT), que reduz a exposição da infraestrutura a ataques maliciosos.
Os E5-2600 estão disponíveis em 17 modelos, com preços de referência (para lotes de mil unidades) entre 198 a 2057 dólares.
A Intel lançou também a série E5-1600 para sistemas de um processador, sobretudo dedicada a estações de trabalho. Com tecnologia similar, o preço de referência destes chips varia entre 294 e 1080 dólares (lotes de mil unidades).