Segundo o Ars Technica, a Mozzila anunciou uma parceria com a operadora espanhola Telefónica para criar um sistema operativo móvel baseado em standards de tecnologia Web. As duas empresas planeiam ter um protótipo desta plataforma pronto até ao final do ano, em colaboração com a Qualcomm.
O objetivo inicial destas empresas é criar um dispositivo com as capacidades de um smartphone, vendido ao preço de um telefone de baixo custo.
O novo sistema operativo, que tem por nome plataforma Open Web Devices (OWD), é baseado no projeto Boot2Gecko (B2G), lançado o ano passado. O objetivo da Mozilla era criar um ambiente para dispositivos móveis baseado em Linux, mas com aplicações que funcionassem totalmente em Gecko, o motor de render HTML usado no browser Firefox.
Segundo o comunicado da Mozilla, a Telefónica já estava a estuda a possibilidade de criar a sua própria plataforma baseada em web, e decidiu trazer as suas ideias para o projeto B2G.
A Mozzila pretende que as ideias presentes no B2G sejam transformadas em standards, de modo a serem aproveitadas por outros browsers. Nesse sentido, transformou toda a plataforma OW num standard aberto. A Mozilla pretende que “não existam APIs proprietárias na arquitetura dos dispositivos, fazendo com que os telefones criados com ela sejam os únicos verdadeiramente abertos do mercado”.