A HP anunciou a Z1 como “revolucionária”. A razão é simples: trata-se do primeiro computador do tipo all-in-one com componentes normalmente utilizados em estações de trabalho gráficas profissionais, como processador Intel Xeon, memória RAM ECC (com correção de erros) e placa gráfica Quadro FX da Nvidia.
Na apresentação feita à imprensa, que decorreu no SolidWorks World 2012, a HP justificou este novo formato com as cada vez maiores dificuldades de espaço. Travis Humphries, gestor de produto da HP para a área das workstations, referiu que “é cada vez mais comum ver-se engenheiros a trabalhar ombro a ombro em espaços muito reduzidos”, adicionando que “o formato all-in-one é também adequado a espaços de formação”.
Apesar do design compacto, os componentes principais da Z1 podem ser trocados sem se recorrer a qualquer ferramenta. A HP desenvolveu um sistema inovador de acesso ao interior da máquina, que se assemelha à abertura do capôt de um automóvel: o utilizador move o ecrã para a posição horizontal e levanta o ecrã LCD (27”) articulado e basculante. No interior do chassis existem quatro áreas de refrigeração independentes para manter a temperatura baixa e reduzir o ruído. O disco rígido (3,5 polegadas), a unidade ótica, a memória RAM e a placa gráfica podem ser removidos facilmente, através de simples alavancas e molas.
A placa gráfica merece destaque especial por ser, segundo a HP, a primeira gráfica MXM do mercado que se pode atualizar facilmente. A HP vai comercializar várias opções, todas da linha Quadro FX da Nvidia.
A linha Z1 chega ao mercado em abril, incluindo Europa. O preço base para os Estados Unidos é 1899 dólares.