O fabricante japonês está decidido a liderar o mercado da fotografia digital, sobretudo no mercado prosumer, ou seja no segmento das câmaras para amadores entusiastas e semiprofissionais. São quatro as novidades no campo da fotografia: duas NEX, câmaras compactas de objetiva intermutável, e duas Alpha com tecnologia SLT (espelho translúcido).
Todos os novos modelos incluem um sensor CMOS APS-C. A família NEX ganhou uma novo topo de gama, a NEX-7 de 24,3 MP (cerca de 1350 euros). Ao contrário dos modelos anteriores, a nova câmara inclui uma série de controlos diretos manuais, como três rodas de comando. Esta característica, o visor eletrónico OLED de alta resolução, a sapata para flash (série Alpha) e o corpo em liga de magnésio apelam claramente aos fotógrafos mais avançados, que pretendem um controlo total sobre a fotografia.
O modo vídeo permite agora gravar em FullHD progressivo a 25 ou 50 fotogramas por segundo (25p e 50p). O valor ISO máximo é de 25600 e o tempo de resposta do obturador é, segundo a Sony, de apenas 0,02 segundos.
A NEX-5N (cerca de 650 euros) apresenta-se como uma evolução da atual NEX-5. O sensor é de 16,1 MP e o ecrã é tátil (com uma interface remodelada), como acontece com a NEX-7. Com apenas 210 gramas de peso e 23 mm de espessura na parte mais estreita, a NEX-5N é um pouco mais compacta do que a antecessora.
Nas SLT, o novo modelo topo de gama é a A77 (cerca de 1300 euros) com um sensor de 24,3 MP e GPS. Esta máquina é capaz de fotografar a uma velocidade de 12 fotos por segundo (fps) sempre com a focagem automática ativada, graças ao sistema de espelho translúcido, que permite a focagem contínua. Esta tecnologia também ajuda no modo de vídeo, onde o utilizador pode gravar em FullHD e a velocidades até 60 fps. A Sony anunciou que o novo visor eletrónico de alta resolução (OLED) é uma novidade e permite fotografar com uma antevisão em tempo real do resultado final.
A A65 (900 euros) tem características idênticas, mas uma velocidade de disparo contínuo inferior 10 fps). Entre os diferentes acessórios apresentados, incluindo novas lentes E (para as NEX), destaque para um novo adaptador para usar lentes A (sistema de montagem das SLR e SLT da Sony) nas NEX. O LA-EA2 tem a particularidade de incluir um espelho translúcido, que, deste modo, permite adicionar boa parte das características das SLT às NEX. O preço deste acessório deve ser ligeiramente inferior a 400 euros.