A Nokia informa que vai privilegiar a entrega de dispositivos aos utilizadores que fizeram encomendas através da loja on-line da marca.
Nas semanas seguintes, o N8 chegará ao tradicional circuito comercial (operadores e lojas especializadas), consoante os acordos para os vários mercados, informa um comunicado da marca, sem indicar a data de lançamento em Portugal.
Apesar de não ser a solução para todos os desafios que a Nokia tem pela frente, a reação dos mercados bolsistas é elucidativa quanto à importância que o N8 representa para a marca finlandesa.
Depois de um primeiro adiamento do lançamento do smartphone, a Nokia pode finalmente concorrer de armas iguais com o famoso iPhone da Apple – pelo menos, é o que preveem alguns observadores, com base nas características técnicas da máquina .
Em declarações à Reuters, o analista de mercado da consultora Michael Schroder sublinha que o N8 é a grande esperança da Nokia para recuperar os três anos de atraso que leva face à estreia do iPhone: "O N8 é um passo em frente da oferta da Nokia. É um dispositivo importante, uma vez que a Nokia quer voltar a marcar posição nos smartphones mais caros".
A Nokia já fez saber que o N8 bateu todos recordes de reservas da história da companhia. Os próximos tempos dirão se vai conseguir fazer frente ao iPhone… e ao Galaxy S, da Samsung, ou aos HTC Desire que entretanto se estrearam no mercado.
***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***
Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail