


A HTC pretende comercializar os novos dispositivos com os vários operadores móveis de Portugal, informou Pedro Abad, gestor da HTC para Portugal e Espanha, após conferência de imprensa realizada hoje em Londres.
Ainda não foram definidos os preços das novas máquinas.
Os dois smartphones correm sistemas operativos Android, (na recente versão 2.2, conhecida por FroYo) e podem tirar partido da plataforma HTCSense.com, que permite sincronizar funcionalidades e conteúdos entre smartphones e computadores pessoais, e dispõe de ferramentas de cópias de segurança, bloqueio, eliminação de dados e localização de terminais desaparecidos.O Desire HD distingue-se pelo ecrã tátil de 4,3 polegadas e pelo sistema de som Dolby Mobile. No interior, tem o processador Snapdragon 8255 de 1GHz da Qualcomm. Dispõe de câmara de 8MP com dual flash.
O Desire HD retoma o design do modelo Legend e é apresentado como uma máquina rápida, que se liga e carrega mensagens e e-mails em dez segundos.O Desire Z tem como principal elemento distintivo a inclusão de um teclado QWERTY deslizante, que os responsáveis da HTC acreditam poder dar resposta às necessidades dos utilizadores que não se acostumaram a escrever em ecrãs táteis. O teclado deslizante agrega ainda várias teclas de atalho para funcionalidades mais comuns.
O modelo Z dispõe de uma câmara de 5MP com flash automático. Tem um processador 7230, de 800MHz, da Qualcomm. Também dispõe de uma modalidade de Fast Boot, que promete acelerar o carregamento sempre que a máquina é ligada.
Destaque ainda para uma característica comum aos dois novos terminais: ambos reproduzem vídeos em HD 720p, que podem ser transmitidos para televisores através da comunicações sem fios DLNA (de Digital Living Network Alliance (DLNA).
A HTC vai ainda comercializar um adaptador que permite que os televisores com portas HDMI possam comunicar com os smartphones HTC que operam com DLNA.