Renee James, administradora da Área de Software e Serviços da Intel, informou hoje que já há marcas de smartphones interessadas na nova combinação tecnológica Android/Atom.
Para a Intel, estas demonstrações de interesse podem representar um primeiro passo para a entrada no segmento que tem sido o mais dinâmico do mercado, mas continua dominado largamente pelos processadores de arquitectura ARM.
Histricamente, a ascensão da Intel está ligada à expansão comercial dos computadores pessoais, que correm sistemas operativos Windows, que foram desenhados em consonância com as limitações das arquitecturas usadas pela líder dos processadores. Depois de 2006, também os computadores Apple passaram a usar processadores Intel.
Questionada pela IDG News Service, Renee James reiterou que a Intel está disposta a compatibilizar todos os sistemas operativos com os seus processadores Atom. O que pode indiciar que a Intel não quer estar dependente dos sistemas operativos Windows – pelo menos, no segmento dos smartphones, que a Microsoft tarda em conseguir conquistar.
Que benefícios poderá ter a inclusão de um processador Intel num smartphone? Dê-nos a sua opinião.