A startup Jiva Materials usou um material à base de plantas para criar a Soluboard para a gigante fabricante alemã de semicondutores Infineon Technologies AG. A Soluboard é uma placa de circuito impresso (PCB) que pode ser dissolvida em água, numa configuração mais amiga do ambiente.
O material biodegradável é feito de fibras naturais e um polímero sem halogéneo, o que permite que tenham uma pegada de carbono 60% inferior à das alternativas convencionais. A Soluboard dissolve-se em água quente em apenas seis minutos, facilitando o trabalho de recuperar os chips e metais valiosos que integram o resto do componente.
Jonathan Swanston, CEO e co-fundador da Jiva Materials, explica que “adotar um processo de reciclagem baseado em água pode conduzir a maiores taxas de recuperação de materiais valiosos”, enquanto salienta a menor pegada de carbono que permite também ‘poupar’ 10,2 quilos de carbono e 620 gramas de plástico por metro quadrado de PCB.
Nesta fase, a Infineon está a testar três protótipos de PCB com este material, num total de 500 unidades já em uso, estando também interessada em explorar a oportunidade de usar a Soluboard em todo o tipo de placas no futuro.
A Jiva já usou este material para criar, em 2022, um rato mais amigo do ambiente também.