“Isto abre a porta à produção de um largo espectro de componentes eletrónicos e dispositivos”, descreve Michael Dickey, um dos investigadores da equipa da Universidade da Carolina do Norte, EUA, que criou um material inovador, altamente condutivo, sob a forma de um gel metálico e que pode imprimir objetos em 3D à temperatura ambiente. Dickey destaca ainda que este material é o primeiro a conseguir imprimir objetos metálicos, à temperatura ambiente, numa única passagem.
O processo de desenvolvimento passa por misturar uma solução com partículas de cobre suspensas em água com uma liga de índio-gálio que é metal líquido na temperatura ambiente. A mistura desta substância forma depois uma ‘rede’ em gel metálico dentro da solução aquosa, explica o EurekaAlert.
A estrutura em gel é importante para este feito porque, segundo Dickey, assegura que a rede de partículas forma caminhos elétricos e que as partículas não assentam, acabando por ‘congestionar’ a impressora.
Ao usar o material numa impressora 3D e aquecendo-o, os utilizadores conseguem obter efeitos interessantes, como contrações ou deformações estruturais, de forma previsível e controlada. Dickey afirma que “em última instância, esta impressão a quatro dimensões – as tradicionais três e adicionando-lhe o tempo, é mais uma ferramenta que pode ser usada para criar estruturas com as dimensões desejadas”. Como os objetos impressos são 97,5% metálicos, são altamente condutivos, mais do que qualquer outra peça que possa ser criada numa impressora 3D.
Os investigadores afirmam estar “abertos a trabalhar com parceiros da indústria para explorar potenciais aplicações e estamos sempre entusiasmados por falar com potenciais colaboradores sobre as direções das investigações futuras”.
O trabalho de investigação foi feito com o apoio de fundos nacionais da China e está agora publicado na revista da especialidade Matter.