Este sábado à noite haverá telescópios montados no Amoreiras 360º Panoramic View para mostrar a quem quiser ver como são as crateras da Lua, Marte e Vénus ao final do dia, as constelações de Touro, Gémeos e Orionte ou ainda o grupo de estrelas Plêiades. Com Lisboa aos pés, a iniciativa do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) tira partido desta localização de excelência para a observação do céu, que se espera limpo neste início da primavera.
No miradouro localizado no topo das Torres das Amoreiras, 174 metros acima do nível do mar, é possível ter uma vista panorâmica de 360 graus sobre a capital, complementada no dia 1 de abril com uma visão dos céus. Durante as sessões de observação – quatro sessões de meia hora, a começar às 20h30 – será possível falar com os astrónomos do IA e também registar a observação para a posteridade, através dos smartphones, destaca-se no comunicado de imprensa.
Recomendado a partir dos quatro anos, a inscrição na atividade, gratuita, deve ser feita no próprio dia 1 de abril, a partir das 18h30, junto à entrada do miradouro. Estão previstas quatro sessões de observação de 30 minutos cada e programadas com início às 20h30, 21h15, 22h00 e 22h45.
Durante o evento, as luzes do miradouro serão desligadas de forma a reduzir a poluição luminosa.