Depois de uma previsualização técnica na semana passada e uma antestreia apadrinhada pelo presidente dos EUA ontem, a NASA revelou hoje um conjunto de fotografias de elevada resolução, coloridas, captadas pelo Telescópio James Webb.
Os instrumentos a bordo do JWST (sigla para o Telescópio) foram preparados para fornecer maior claridade sobre as origens do universo e captar imagens com grande resolução e detalhe, sendo muito aguardadas pela comunidade científica. O evento da NASA foi mesmo transmitido para várias ‘festas’ de astrónomos e cientistas que se juntaram em diferentes partes do mundo para acompanhar a divulgação, desde a Índia ao Canadá.
As fotografias hoje mostradas resultam da renderização de dados brutos recolhidos pelo instrumento e foram selecionadas para demonstrar as capacidades do JSWT. Entre os alvos retratados estão nuvens de gases e poeiras expelidas por explosões estelares e duas incubadoras de novas estrelas, a Nebulosa Carina e a Southern Ring Nebula, ambas a milhares de anos-luz da Terra. A Reuters explica que está ainda um conjunto de galáxias conhecido por Stephan’s Quintet e que foi descoberto em 1877.
Além das imagens, a NASA publicou ainda a primeira análise espectrográfica feita a um exoplaneta do tamanho de Júpiter e que se encontra a mais de 1100 anos-luz.
Confira aqui as imagens.