A Mastcam-Z integrada na sonda Perseverance conseguiu captar o momento em que a lua marciana Phobos estava em trânsito a passar em frente ao Sol. O vídeo do eclipse foi agora tornado público.
Dada a dimensão da Phobos (cerca de 20 km de diâmetro), a sua passagem em frente ao Sol não imerge o planeta Marte em escuridão como acontece, por exemplo, em alguns eclipses solares na Terra. No entanto, no vídeo, é possível identificar rapidamente os contornos acidentados das pequenas colinas e fendas na superfície da lua, quando colocadas em contraste com o Sol em pano de fundo.
O ArsTechnica lembra que a NASA tem vindo a captar e publicar imagens, desde 2004, da Phobos e da lua ainda mais pequena Deimos, quando chegaram as sondas Spirit e Opportunity ao planeta ‘vermelho’. A vantagem com a Mastcam-Z da Perseverance é que as imagens surgem agora a cores e com uma resolução bastante superior. Como descreve Rachel Howson, que faz parte da equipa de operadores da câmara, “sabia que ia ser bom, mas não esperava que fosse tão espetacular”.