Elon Musk escreveu no Twitter que a Humanidade só deverá chegar a Marte em 2029, uma projeção que a concretizar-se teria algum simbolismo, pois seria numa ‘data redonda’, 60 anos depois da primeira chegada à Lua. No entanto, as estimativas do empreendedor sul-africano, que está entre os que mais tem investido para concretizar uma missão ao ‘planeta vermelho’, têm sofrido alterações: em 2016, o fundador da SpaceX partilhou a visão de começar a construir uma cidade naquele planeta em 2024; já em dezembro de 2020, Musk perspetivava uma chegada a Marte só em 2026.
Nos últimos dois anos, Musk tem sido bastante ativo a contestar as regulações federais americanas que têm atrasado o processo para se conseguir chegar a Marte e chegou mesmo a ‘ameaçar’ a falência da SpaceX caso não conseguisse produzir os motores da Starship – nave que fará a missão a Marte – rapidamente, lembra a Cnet.
Dada a movimentação da Terra e de Marte, têm de ser encontradas as janelas de oportunidade ideais para os lançamentos, para tirar partido das fases em que os dois planetas estão mais próximos, encurtando o tempo de viagem. Assim, as janelas ideais nesta década são no final de 2024, finais de 2026 e final de 2028 ou início de 2029. Caso a data da SpaceX resvale novamente, entrando na década de 2030, começa a aproximar-se das projeções da NASA que sempre apontou uma missão a Marte nessa década.
Confira aqui a mensagem de Musk no Twitter, em resposta a uma publicação do SpaceHub que mostra duas imagens, uma da Lua e outra de Marte, e na qual perguntava qual a data esperada para a chegada a Marte.