Já são conhecidas as imagens vencedoras da 13º edição do concurso Fotógrafo de Astronomia do Ano, organizado pelo Observatório Real de Greenwich, em Londres, fundado em 1675. Esta edição contou com a participação de mais de 4500 fotografias oriundas de 75 países diferentes. Das fotografias vencedoras, destaca-se “The Golden Ring”, de Shuchang Dong, “Polar Lights Dance”, de Dmitrii Rybalka e “The Milky Ring”, de Zhong Wu. Pode ver todas as fotos na galeria abaixo.
Shuchang Dong foi distinguida com o galardão principal com uma foto de um eclipse solar total. A fotografia de Dong foi tirada no Tibete em meados de 2020. “Esta imagem demonstra a beleza e a simplicidade de um eclipse, mas também a ciência por detrás deste evento astronómico”, disse Emily Darbek-Maunder, uma das juradas do concurso este ano. “O Sol pode ainda ser visto como um anel que circunda o a Lua conforme ela passa em frente ao Sol, e as montanhas na superfície lunar escondem parte dessa luz na parte inferior direita da imagem. Esta é uma conquista impressionante! ”, acrescentou a jurada.
Dmitrii Rybalka foi o vencedor da categoria de auroras boreais. O fotógrafo apresentou uma imagem de um navio a caminho do Estreito do Kara, no norte da Rússia. “Estou intrigada com esta imagem”, afirmou a jurada Sue Prichard. “É bonita, mas extremamente inquietante. A justaposição da vivacidade do verde com o azul escuro do navio é tão densa, quase como veludo. No entanto, a falta de qualquer sinal de vida humana neste navio em constante movimento parece uma cena de abertura de um filme de ficção científica.”, frisou.
Já na categoria Galáxias, destaca-se “The Milky Ring”, de Zhong Wu. A fotografia demorou dois anos “a construir” a partir de mil fotos separadas de imagens captadas tanto na China como na Nova Zelândia. O resultado é um mosaico de 360 graus da Via Láctea.
“Este círculo cósmico é uma das entradas mais empolgantes que vimos este ano. O equilíbrio das cores, da brilhante metade superior do anel, à mais escura e sombria metade inferior, parece abranger toda uma gama de majestade e beleza. A dedicação do fotógrafo, que levou quase dois anos para fazer essa foto, deve ser aplaudida também”, refere o juiz Imad Ahmed.
Confira na galeria as fotografias vencedoras.