A ESA (Agência Espacial Europeia) divulgou uma imagem captada pelo telescópio Hubble daquilo que descreve como “um fenómeno celestial relativamente raro”: o HH111, um objeto Herbig-Haro (assim batizado em homenagem aos astrónomos George Herbig e Guillermo Haro).
O objeto encontra-se na constelação de Orion e é fruto do processo de formação de novas estrelas, que, em alguns casos, fazem com que sejam expelidos jatos de gás ionizado que são tão quentes que as suas moléculas e átomos perderam os eletrões. Os fluxos de gás ionizado embatem depois com as nuvens de gás e pós que circundam as novas estrelas a velocidades de centenas de quilómetros por hora.
Os fãs de Star Wars podem olhar para a imagem e, como refere a Cnet, ver semelhanças com um sabre de luz usado pelos Jedi.
A imagem foi captada pela Wide Field Camera 3 do Hubble, que tanto consegue apresentar resultados em infravermelhos (para ver além dos gases e poeiras) como numa perspetiva mais próxima daquilo que o olho humano é capaz de ver.
Recorde-se que o Hubble é um projeto conjunto da ESA e da NASA e que já leva 31 anos a observar o universo.