Um projeto do governo do Japão prevê a utilização de Inteligência Artificial para ajudar a fazer pares heterossexuais com sucesso e aumentar, assim, a taxa de natalidade no país. O número anual de casamentos no Japão desceu de 800 mil em 2000 para os 600 mil em 2019. O Sora News 24 explica que em 25 das 47 prefeituras do país já existe algum tipo de programa governamental onde as mulheres indicam as suas preferências para um potencial companheiro masculino, como a idade, vencimento ou nível de educação, e recebem uma lista com candidatos.
O objetivo do governo agora é tornar mais eficientes os sistemas já existentes e empregar soluções tecnológicas avançadas, de forma aumentar a probabilidade de conseguir encontros certeiros. Para alimentar o algoritmo, os utilizadores vão ter de responder a um conjunto de questões sobre os seus interesses, numa série de tópicos e indicar os seus gostos e escolhas para passatempos. Com este nível de granularidade, as autoridades esperam conseguir ter mais sucesso do que os métodos atualmente empregues para encontrar e sugerir casais.
O plano prevê em orçamento o pagamento de dois terços dos custos de introdução destas tecnologias e o governo pede a aprovação para gastar 19 milhões de dólares neste programa. Caso seja aprovado o investimento, as soluções de IA podem começar a ser utilizadas na primavera de 2021.