A Qualcomm apresentou um novo esquema de carregamento que carrega metade da bateria de um smartphone em cinco minutos e, a partir daí, aumentar 1% a cada seis segundos. No total, o Quick Charge 5 promete carregar o telefone nuns revolucionários 15 minutos. Estes valores são calculados para uma bateria de 4500 mAh, com 50 W a serem ‘injetados’ em cada célula e com um total de 100 W. A configuração de duas células permite aumentar a eficiência de carregamento em 70% e 10 graus centígrados mais baixa do que o Quick Charge 4.
A solução suporta USB-PD pelo que deve ser possível carregar aparelhos maiores e, em teoria, será possível tirar partido deste desempenho também para aparelhos sem o chip Quick Charging 5 e mesmo em carregamentos sem fios, noticia o ArsTechnica.
Outra vantagem da solução da Qualcomm é que estará disponível em mais cenários do que as alternativas de carregamento rápido, como as da Oppo ou da Xiaomi. A Qualcomm assenta a sua estratégia em conseguir ‘convencer’ os fabricantes a usarem muitos dos seus componentes, partindo de uma necessidade para outras e alegando uma melhor integração e compatibilidade. Assim, é natural que os chips Quick Charging 5 sejam a opção dos fabricantes que comprem modems, antenas e SoC da empresa. Os OEM vão ter esta opção quando escolherem o SoC Snapdragon 865 para os smartphones Android de topo.
Os primeiros chips com Quick Charge 5, SMB1396 e SMB 1398, já estão a ser enviados aos fabricantes devem surgir no mercado em aparelhos comercializados no terceiro trimestre.