Os investigadores do CSAIL procuraram replicar o funcionamento dos dedos humanos na sua mais recente criação. O robô desenvolvido é capaz, assim, de destrinçar novelos de fios ou mesmo de atar nós, tarefas que exigem uma grande coordenação e sensibilidade. O truque está nos sensores usados e no material suave ao toque com que foi construído.
Os cientistas usaram uma tecnologia chamada ‘GelSight’ para integrar pequenas câmaras na borracha maleável que constitui a ponta dos ‘dedos’ do robô e que fornece informações sobre a localização e o estado dos fios que estão a ser manipulados. De acordo com a informação recolhida, o robô ajusta a posição, movimento e pressão dos dedos para conseguir executar a tarefa que for proposta, seja atar um nó ou deslindar um novelo, explica o Tech Crunch.
Durante a demonstração, a equipa liderada pelo estudante de pós-doutoramento Yu She, mostra o robô a deslizar ao longo de um cabo USB e noutros tipos de fios, partindo de diferentes posições de início.
A sensibilidade do equipamento é tal que os investigadores conseguem fazer com que o robô seja capaz de ligar um cabo jack 3,5 mm à entrada correspondente num leitor de MP3, algo que parece trivial, mas que é bastante complexo para um sistema robotizado.
O objetivo da equipa é conseguir criar um robô que possa realizar estas tarefas delicadas em ambientes potencialmente perigosos ou de forma repetitiva, sem precisar de humanos e libertando-os para atividades mais complexas ou mais avançadas.
Os primeiros testes ‘reais’ devem acontecer na indústria automóvel, onde a tarefa de passar cabos e trabalhar com fios ainda é feita, em grande parte, por trabalhadores humanos.