Duas semanas após Elon Musk ter declarado que a Tesla tinha planos para reabrir a fábrica de Nova Iorque para produzir ventiladores, engenheiros da empresa publicaram um vídeo no canal oficial da companhia com o protótipo que desenvolveram.
O design deste ventilador assenta, em grande parte, em peças dos carros Tesla. Conforme realça a Reuters, isto permite à empresa recorrer ao stock disponível e produzir os dispositivos mais rapidamente.
Os engenheiros reconhecem no vídeo que ainda têm muito trabalho pela frente, mas esta é apenas mais uma forma de minimizar o problema da falta de ventiladores para tratar os doentes graves de Covid-19.
Investigadores nacionais também estão a tentar contribuir para a disponibilização de mais ventiladores: o Project Open Air é uma prova de conceito assinada por 21 portugueses e mostra como é possível criar um ventilador de construção simples, quase ao estilo ‘faça você mesmo’ (DIY); e os 80 voluntários do Air4All estão a desenvolver dois ventiladores – um de sistema pneumático, que pode ser ligado às plataformas de oxigénio e ar comprimido que já existem nos hospitais portugueses; e outro de sistema mecânico, que está a ser projetado como uma alternativa para ser usada em locais onde não existe ligação a sistemas de gases (como em lares e algumas ambulâncias).