Até aqui, o projeto da NASA para o ‘planeta vermelho’ era conhecido apenas pelo nome de código Mars 2020. Agora, a agência espacial dos EUA informa que a sonda que irá recolher rochas do planeta vizinho foi batizada de Perseverance.
A escolha do nome foi decidida através de uma competição que envolveu várias escolas a quem foi pedido que submetessem sugestões, em conjunto com um texto de apoio de 150 palavras.
Depois, um grupo de educadores, profissionais e entusiastas colaborou no processo de seleção.
O nome Perserverance foi sugerido pelo estudante de 13 anos Alexander Mather, da Virgínia, EUA.
Os cientistas estabeleceram que a melhor abordagem é ter esta sonda a percorrer uma cratera à superfície de Marte a identificar e escolher as rochas mais adequadas que depois serão trazidas de volta numa missão posterior, explica a BBC.
O primeiro robô com rodas a chegar a Marte em 1997 foi chamado inicialmente de Microrover Flight Experiment, até a NASA ter optado por Sojourner, uma sugestão de um estudante do Connecticut. Depois, em 2004, as sondas Spirit e Opportunity foram batizadas com os nomes indicados por estudantes do Arizona e a Curiosity foi recebeu o nome sugerido por um auluno do Kansas.
Alexander Mather explica que as sondas anteriores tiveram nomes de qualidades humanas: Curiosity, Insight, Spirit e Opportunity: “Estamos sempre curiosos e à procura de oportunidades. Temos espírito e queremos explorar a Lua, Marte e mais além (…) Mas se as sondas têm de ter as melhores qualidades que nos definem enquanto raça, falta-nos o mais importante: Perseverança (…) Nós, enquanto humanos, desenvolvemo-nos como criaturas que conseguem aprender a adaptar-se a qualquer situação, não importa quão difícil. Somos uma espécie de exploradores e vamos defrontar muitos obstáculos no caminho para Marte. No entanto, persistiremos (…) A raça humana vai sempre perseverar no futuro”.
O voo de descolagem da missão que levará Perseverance para o espaço vai acontecer entre 17 de julho e 5 de agosto e terá a duração de sete meses.
A chegada a Marte está prevista para 18 de fevereiro de 2021. A missão que irá regressar de Marte para a Terra deve acontecer algures na década de 2030.
Este ano, China e Emiratos Árabes Unidos vão ter mais três missões para Marte este ano.