Os Uptis, de Unique Puncture-Proof Tire System, vão começar a rolar nas estradas dentro de alguns anos. Este é o protótipo da Michelin para um pneu sem ar e com aspeto futurista. O primeiro veículo a ter estes pneus deverá ser da General Motors em 2024. Há várias vantagens com esta novidade da Michelin, de entre as quais a mais óbvia é não ter de lidar com um furo nunca mais. Segundo o Roadshow, não é necessária qualquer manutenção ou verificação periódica dos Uptis. Os carros equipados com este tipo de pneu, deixam de ter a necessidade de andar com as ferramentas para a substituição, para verificação de pressão ou com o pneu sobresselente, poupando peso e custo.
De acordo com Steve Cron, engenheiro senior da Michelin, quando os Uptis se desgastarem, é possível revesti-los com uma nova camada de borracha, não sendo precisa a substituição integral. Com esta abordagem, os pneus da Michelin podem potencialmente durar tanto tempo quanto o veículo.
Este modelo é inspirado nos Tweel, que estão no mercado há cinco anos e disponíveis para equipamentos que não têm de ir para a estrada, como corta-relvas, por exemplo. Os Tweel não podem ser usados para equipar veículos de passageiros devido à utilização de materiais que reforçam a rigidez e tornam a viagem mais incómoda. Já os Uptins são endurecidos com fibra de vidro e resina, o que permite que os trajetos sejam feitos de forma mais suave para os passageiros.
Ainda não há qualquer previsão de custos para os Uptis, uma vez que estão ainda a alguns anos de chegar às estradas.