Um grupo de cientistas do Planetary Science Institute (PSI, na sigla inglesa) revelou que um vulcão numa das luas de Júpiter está prestes a entrar em erupção. Dá pelo nome de Loki, localiza-se na lua Io e tem 125 km de largura. De acordo com os investigadores, a erupção estava prevista para meados deste mês, podendo ocorrer a qualquer momento, e vai poder ser observada através dos supertelescópios da Terra.
Pondo em perspetiva, comparado aos vulcões do nosso planeta, o tamanho do Loki é assombroso. Na verdade, esta lua de Júpiter é considerada pela comunidade científica como o corpo vulcânico mais ativo de todo o Sistema Solar.
Tal como explica o PSI, num comunicado, «o Loki é o maior e mais poderoso vulcão na lua Io, podendo ser observado a partir da Terra, uma vez que é um corpo muito brilhante nos leitores de infravermelhos», contou Julie Rathbun, uma das investigadoras principais do PSI.
No entanto, a investigadora afirma que o vulcão pode pregar-nos uma partida e não “cumprir” com a data de erupção prevista, pois «no início dos anos 2000, uma vez que o padrão de erupção foi definido para 540 dias, o comportamento do Loki mudou e não voltou a reagir até 2013.»
A investigação de Julie Rathbun recebeu um fundo da NASA, integra os programas New Frontiers Data Analysis e Solar System Observation e recebeu uma doação da National Science Foundation.