Um grupo de cientistas da universidade de San Diego na Califórnia criou uma lente de contacto que permite aos utilizadores fazerem zoom com um simples piscar de olhos. Este protótipo é feito com polímeros e responde a sinais elétricos gerados pelo movimento natural dos olhos.
Este estudo foi originalmente publicado na Advanced Functional Materials durante o mês de julho e explica detalhadamente a importância dos sinais eletroculográficos para o controlo desta lente biomimética.
À New Scientist, Shengqiang Cai, um dos investigadores responsáveis pelo projeto, contou que «mesmo que o olho não consiga ver nada, muitas pessoas conseguem mover os olhos e gerar sinais electroculográficos», explicando que os humanos conseguem emitir estes sinais mesmo quando estão a dormir.
No entanto, a Gizmodo afirma que este protótipo ainda não está pronto e só funciona em condições muito especiais, na medida em que os indivíduos que foram submetidos a testes tiveram de colocar uma série de elétrodos em torno da zona ocular. A mesma publicação afirma que num futuro próximo os cientistas esperam poder usar esta prótese ajustável em óculos e para possíveis experiências na área da robótica.