O Porto vai receber um encontro sobre Inteligência Artificial (IA) que vai reunir 50 investigadores de 24 nacionalidades, entre 4 a 12 de julho, na Visum Summer School, uma organização do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC). O lugar do evento será nas instalações da Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT).
«O objetivo é transmitir algumas noções teóricas aos participantes, mas depois lançar-lhes desafios práticos. É por isso que o nosso painel se divide entre oradores académicos, vindos de Portugal, EUA, Holanda, Irlanda e Suíça, mas também de especialistas da indústria, de empresas como a Bosch, Farfetch, Fraunhofer, entre outras. Todos os oradores são profissionais internacionalmente reconhecidos na área da visão computacional e inteligência artificial», contou Ana Rebelo, investigadora do Centro de Telecomunicações e Multimédia do INESC TEC, organizadora da escola de verão e docente na UPT, num comunicado de imprensa.
À parte das sessões de discussão dos temas da Visum, os participantes vão ter a possibilidade de contactar com empresas e pessoas influentes na área da IA no dia 6, no qual vai haver um foco particular nas empresas que atuam nesta área da indústria tecnológica (por exemplo: Farfetch; Deloitte; Bosch; ASML) e uma sessão de debate moderado por Daniel Catalão, reporter televisivo, sobre diversos temas científicos.
Entre outras atividades, durante a semana, os participantes do evento vão ter a oportunidade de desenvolver um projeto e o grupo vencedor habilita-se a receber um conjunto de 3 kits de treino Nvidia RTX2080 DL da cortesia da Bosch.
«Existem várias sessões em que os participantes vão ter oportunidade de trabalhar no projeto e, nos dias 10 e 11, teremos dois hackathons. No último dia, ou seja, dia 12, os grupos com melhor desempenho vão ser convidados a apresentar o trabalho, que será avaliado pelo júri, constituído pela equipa organizadora do projeto, representantes de algumas das empresas convidadas e um representante da instituição de acolhimento», concluiu Ana Rebelo.

Programa do evento
Visum Summer School