A equipa em Terra ligou o motor principal da Beresheet durante seis minutos para conseguir colocar a sonda na órbita da Lua, baixando a velocidade para os 1000 km/h. A manobra correu como desejado e a sonda está a 500 quilómetros da Lua no ponto mais próximo da trajetória, afastando-se até 10000 quilómetros no ponto mais distante.
Ido Anteby, o responsável executivo da SpaceIL, detalha «após seis semanas no espaço, cumprimos com sucesso mais um passo crítico ao entrar na gravidade da Lua. Temos ainda um longo caminho a percorrer antes de tocar a superfície da Lua, mas estou convencido de que a nossa equipa vai completar com sucesso a missão de aterrar a primeira sonda israelita na Lua», cita o SpaceNews.
A Beresheet foi lançada a 21 de fevereiro como carga secundária de um vaivém SpaceX Falcon 9. A sonda teve de realizar várias manobras depois para atingir o apogeu da sua órbita a mais de 400 000 quilómetros e aproximar-se da Lua.
A aproximação à superfície da Lua está prevista para 11 de abril, com o objetivo de chegar ao pé do Mare Serenitatis, ou Mar da Serenidade, no hemisfério norte da Lua. A ser concluída com sucesso, a missão vai colocar Israel como o quarto país a conseguir chegar à Lua, depois de EUA, Rússia e China. A ESA, a Índia e o Japão também estão a trabalhar com o mesmo objetivo.